9 maneiras de fechar os poros dilatados

Os poros dilatados são os principais inimigos de quem quer uma pele bonita e uniforme. Isso acontece porque o excesso da produção de sebo da pele e também a sujeira do dia a dia, incluindo maquiagens,  obstruem os micro-orifícios e os poros ficam inflamados. Essa inflamação atribui aos poros uma uma aparência de pequenos buracos na pele. 

Para quem quer evitar o problema, existem duas soluções. A primeira é de imediato, porém temporária: o uso de maquiagens e cosméticos que camuflam esses poros dilatados. 

A segunda, é para quem quer esquecer de vez esses problema: investir  em cuidados diários de cuidados com a pele. 

Para te ajudar a acabar de fez com esse problema, separamos algumas dicas que realmente  vão te ajudar a se livrar dos poros dilatados e restaurar a suavidade da pele em questão de dias.

 

O que são poros dilatados? 

Imagem colorida de uma mulher com poros dilatados no rosto

 

Para começar, vamos esclarecer: o tamanho dos poros é determinado geneticamente, não pode ser alterado. Porém, na adolescência, cada poro é cercado por um certo “colar” de colágeno, que mantém seu tamanho constante. Mas com a idade, a estrutura do poro se torna mais fina e menor, já que o colágeno é perdido, e por isso os poros parecem maiores.

Além do fator idade, não tirar a maquiagem, usar produtos que não deixam a pele respirar e exposição ao sol também podem causar esse problema.

Além disso, os poros não podem se expandir com o calor ou diminuir com o frio. Portanto, a velha dica de estreitar os poros com cubos de gelo não faz sentido. 

O que realmente acontece é que o gelo pode ter outros efeitos benéfico na pele problemática, como por exemplo, reduz a inflamação. 

Para que você não saia por aí testando em sua pele todas as dicas que vê na internet, separamos 9 dicas que realmente podem te ajudar na luta contra poros dilatados. 

  1. Mantenha sua pele higienizada 

A limpeza da pele é sem dúvida o ponto mais importante em qualquer rotina de cuidados com a pele. Utilizar, por exemplo, óleos de limpeza da pele pode ser essencial. Isso porque o óleo em combinação com emulsificantes em contato com a água se transforma em um leite suave, que limpa perfeitamente os poros e também remove a maquiagem. O uso de óleos de limpeza vale todos os dias, e o resultado será ainda mais óbvio com o passar do tempo. 

Após a lavagem com óleo, use uma espuma suave e, em seguida, tonifique a pele. Isso removerá o excesso de gordura da pele e a hidratará ainda mais.

Por que funciona: A poluição é removida dos poros e reduzida visualmente.

2. Aplique creme ou soro diariamente

Após uma boa limpeza do rosto, você precisa hidratar. 

E se sua pele é oleosa, não tenha medo, pois mesmo a pele muito oleosa precisa deste procedimento. Ao manter um alto nível de umidade na derme, o tamanho dos poros pode ser significativamente reduzido.

Lembre-se de que os cosméticos não devem conter ingredientes comedogênicos – eles estão entupindo nossos poros dilatados. Recomendamos que você revise a lista de traidores e leia atentamente a composição dos produtos antes de comprar.

Por que funciona: quando a pele está muito seca ela produz excesso de sebo e isso aumenta o tamanho dos poros. A hidratação é ideal para evitar esse problema.

3. Use máscaras de argila

As máscaras de argila serão muito importantes nesse momento. Porém,  é importante não exagerar na máscara, caso contrário, sua pele pode ficar seca demais. Por isso, o indicado é utilizar as máscaras somente duas vezes na semana. 

Além disso, é importante não deixar a máscara secar completamente. Isso porque enquanto a máscara está úmida, a pele absorve os minerais da pele, e se ela for secando, a máscara começa a apertar, o que estimula o suprimento de sangue para os vasos da pele. E então começa a puxar a umidade da pele, causando coceira e ressecamento da pele. 

Retire a máscara assim que começar a secar. Nesse ponto, sua cor fica mais clara, mas ainda é um pouco pegajosa.

Por que funciona: a argila remove o excesso de sebo e a contaminação da superfície da pele. É melhor escolher máscaras contendo hialuronato de sódio ou glicerol, para também hidratar o rosto.

4. Faça peeling facial

Este é um método eficaz na remoção de células mortas e contaminação. Idealmente, o procedimento deve ser realizado por um profissional no salão. Em casa é possível fazer um descascamento com produtos a base de ácido glicólico.

No entanto, existem várias contra-indicações a pessoas que:

  • estão passando por um processos inflamatórios no corpo,
  • têm fortes alergias a ácidos,
  • estão tomando alguns remédios,
  • possuem doença crônica,
  • têm a pele muito sensível.

Além disso, você deve seguir estritamente as diretrizes para cuidados pós-descamação, caso contrário, o procedimento pode ser prejudicial e não benéfico. Para ter bons resultados, o procedimento deve ser repetido após um mês.

Por que funciona: o peeling de ácido glicólico limpa os poros, remove os comedões e ajuda a combater a acne. Além disso, ele é ótimo pra iluminar e uniformizar o tom da pele. Se você tiver cicatrizes de acne, esse procedimento também as tornará menos visíveis.

5. Aplique o creme com retinol ou tretinoína diariamente

Imagem mulher com poros dilatados

Além de diminuir a aparência dos poros dilatados, os cremes com retinóides – retinol ou tretinoína – contribuem para a produção de colágeno, reduzem as rugas e combatem bem com o envelhecimento da pele. O retinol (vitamina A) é mais comumente usado em cosmetologia porque é menos provável que cause irritação na pele, embora a eficácia da tretinoína seja 20 vezes maior.

Retinol:

  • em 7 dias aumenta a síntese de colágeno, aumentando a elasticidade da pele;
  • por 12 semanas de tratamento, pequenas rugas são menos visíveis;
  • causa menos perda de umidade e descamação que a tretinoína.

A desvantagem do retinol é que ele se decompõe rapidamente sob a ação da luz e do ar.

Tretinoína:

  • combate a acne e comedões;
  • tem efeito anti-inflamatório;
  • após 3 meses de uso regular, pequenas rugas tornam-se menos visíveis, a epiderme engrossa;
  • depois de 4 meses, as rugas finas e profundas são suavizadas, a pele fica mais lisa;
  • após 6 meses, a pele fica menos flácida, desaparecendo parcialmente o amarelecimento e a hiperpigmentação.

Para alcançar esse efeito, aplique uma quantidade de creme do tamanho de uma ervilha todos os dias na pele bem limpa. Além disso, você precisará usar um hidratante. Como o peeling é possível nos primeiros estágios, os retinóides podem ser iniciados uma vez a cada 7 dias, depois aplicados duas vezes por semana e gradualmente torná-lo parte da vida diária.

Mulheres grávidas e lactantes não podem utilizar esse ativo.

Por que funciona:  aumentam a elasticidade da pele, o que torna os poros menos visíveis.

6. Use protetor solar

A regra é relevante não apenas no verão, mas também no inverno. Na estação fria, apenas os raios UVB de ondas curtas são reduzidos. Porém, o número de raios UVA permanece bastante grande. E para piorar eles são capazes de penetrar nas nuvens e no vidro, o que leva ao envelhecimento precoce da pele.

Estando ao sol, você seca a pele, o que, por sua vez, leva ao aumento da produção de sebo e à expansão dos poros. Portanto, mesmo no inverno, os dermatologistas são aconselhados a não desistir do filtro solar com proteção FPS de no mínimo 30.

7. Coma mais vegetais, verduras e frutos do mar

Sua alimentação influencia muito em sua pele. Isso porque, para manter a saúde da pele, é importante fornecer substâncias úteis.

  • Devido à falta de ácidos ômega-3 e ômega-6 no corpo, a pele se torna propensa a inflamação e coceira. Portanto, certifique-se de incluir óleo vegetal, sardinha ou cavala em sua dieta.
  • A quantidade adequada de zinco na dieta promove a limpeza da pele, evita a formação excessiva de sebo e evita inflamações na pele. Esse oligoelemento pode ser encontrado em nozes, grãos integrais, cogumelos, ovos, frutos do mar e carne.
  • A vitamina A suprime o trabalho das glândulas sebáceas e evita o aparecimento de acne. Portanto, seus produtos ricos (especialmente frutas e vegetais amarelos, além de ervas) devem ser consumidos por pessoas com problemas de pele.
  • Além disso, evite consumir doces e carboidratos simples de acordo com a sua capacidade, pois aumentam a produção de sebo.

8. Beba água suficiente

Essa regra é simples! Hidratação, hidratação e mais hidratação! 

Mas atenção, pois sua pele precisa de hidratação não só por fora, mas também por dentro.

Além disso, lembre-se também de que bebidas que contêm álcool e cafeína podem remover a umidade da pele, por isso, o ideal é evitar essas bebidas. 

9. Visite um endocrinologista

Um nível normal de estrogênio no sangue retém a elasticidade da pele e da juventude, além de impedir a perda de umidade. E isso influencia diretamente nos poros dilatados. 

Se todos os métodos listados anteriormente não ajudam na luta contra os poros dilatados, talvez isso seja devido ao desequilíbrio hormonal no corpo. Muitas vezes, o aumento da produção de sebo e o aparecimento de acne são observados em pessoas com altos níveis de testosterona, bem como em adolescentes devido à atividade dos hormônios do crescimento. De qualquer forma, a consulta ao endocrinologista não será supérflua.

É possível se livrar dos poros dilatados de um dia para o outro com esses procedimentos? Mas também, nenhum dos cosméticos milagrosos disponíveis no mercado farão isso. Você só verá os resultados se mudar o estilo de vida, e incluir nesse estilo esses cuidados om você e com sua pele.

 

Leave a Reply