Quais são os benefícios e propriedades da máscara de argila?

A argila é sem sombra de dúvida o ingrediente mais procurado nas máscaras cosméticas. Afinal, ela é uma máscara super fácil de usar e é adequada para todos os tipos de pele. Além disso, ela inclui  diversos minerais e vitaminas que têm um efeito incrível sobre a pele. Mas uma dúvida que sempre surge na hora de escolher a máscara é: como escolher a máscara de argila ideal para o meu tipo de pele?  

Qual máscara argila escolher para a pele do rosto? 

A “argila clássica” é a branca. Ela serve para todos os tipos de pele e tem propriedades capazes de minimizar as  manchas de pigmento e uniformiza o tom da pele.

Já as argilas verde, azul e preta, são indicadas apenas para pele oleosa e mista. Isso porque elas ajudam a estreitar os poros e controlar a oleosidade da pele. As argilas pretas e azuis estimulam o fluxo linfático, eliminam as toxinas e as células mortas da pele. 

Já a argila amarela ou dourada é ideal para tonificar a pele flácida e dar brilho. Sendo indicada para as pelos sensíveis apenas uma vez por semana, pois proporciona uma limpeza suave.

A argila vermelha também é indicada para pele sensível. Isso porque ela alivia a inflamação e suaviza pequenas rugas faciais sem perturbar o pH (equilíbrio ácido-base da pele).

Mas se você é privilegiado de ter o tipo de pele normal, você pode escolher o tipo de argila que preferir.

Além da pele do rosto, a máscara de argila também pode trazer excelentes benefícios  em procedimentos cosméticos em outras áreas do corpo. Trata-se de máscaras corporais tensoras, máscaras nutritivas para os pés, máscaras reparadoras para as mãos, máscaras reafirmantes para cabelos, envolvimentos com argila, banhos de argila, etc.

Por que argila?

A  argila contém toda a composição de oligoelementos e sais minerais: fosfato, sílica, nitrogênio, ferro, além de prata, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, zinco, alumínio, cobalto, cobre, molibdênio e outros. Com tantas propriedades assim, já da pra imaginar quantos benefícios existem nesse produto, não é mesmo?!

As máscaras de argila podem ser usadas na forma pura, mas é muito mais eficaz misturar argila, por exemplo, com óleos. Você receberá um impressionante remédio natural e benéfico, além de suas propriedades curativas.

Benefícios da máscara de argila

  • Limpa profundamente a pele e elimina descamação e vermelhidão
  • Ativa a circulação sanguínea e acelera o metabolismo das células, promove a regeneração
  • Reduz rugas, tons desiguais e torna a pele mais macia
  • Tem efeito anti-celulite
  • Suaviza a pele
  • Reduz os poros e normaliza as glândulas sebáceas
  • Melhora a cor da pele
  • Tem efeito anti-inflamatório
  • Nutre e fortalece as raízes do cabelo, restaura sua estrutura e evita a perda de cabelo.

Recomendações para o uso de máscaras de argila

  1. Não misture ingredientes para a máscara em um recipiente de metal, pois ela pode ficar oxidada.
  2. Antes de aplicar a máscara no rosto, a pele deve ser cuidadosamente limpa.
  3. Para um efeito máximo, a argila deve ser usada regularmente e sistematicamente.
  4. Para a pele seca, não é recomendado o uso de argila na forma pura, pois pode causar vermelhidão temporária e secura excessiva da pele.
  5. Falar ou rir é desnecessário após a aplicação da máscara. Argila rachada pode causar microfissuras na pele e causar irritação temporária.
  6. Após a máscara, certifique-se de aplicar um creme hidratante ou nutritivo à pele.

Máscaras faciais de argila 

Essas máscaras são ideais para eliminar as toxinas da pele, deixando-a mais clara e livre de manchas. Além disso, ela elimina a descamação e vermelhidão na pele, ativa a circulação sanguínea e acelera o metabolismo nas células. Promovendo assim, uma super regeneração celular.

Para todos os tipos de pele

Dilua 2 colheres de sopa da argila azul com água, adicione algumas gotas de óleo de rosa. Em seguida, aplique uma camada fina no rosto, exceto na área ao redor dos olhos. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água morna. Por fim, aplique um hidratante ou creme de sua preferencia para nutritivo na pele.

Para a pele oleosa e mista

Para os tipos de pele que possui mais oleosidade, você pode fazer uma máscara de argila azul pura, misturando-a apenas com agua.

Para a pele seca

Neste caso você pode fazer uma máscara de argila branca com mel líquido. Assim será possível limpar profundamente e hidratar a sua pele ao mesmo tempo. 

Se a sua pele possuir alguma inflamação, o suco de aloe vera pode ser adicionado para solucionar o problema da pele.

Máscaras capilares

Máscara de argila para os cabelos

 

Muitas pessoas não sabem, mas uma máscara de argila nutre o cabelo perfeitamente, dando-lhe um brilho espetacular. Alem disso, para quem deseja que o cabelo cresça rapidamente, essas máscaras são ideias, pois dão força aos fios para crescer com saúde. 

Máscara para todos os tipos de cabelo

Primeiramente, diluia a argila azul em 4 colheres de sopa de água morna ate obter um creme espesso. Passe a mistura em todo o cabelo, inclusive na raiz e nas pontas. Coloque uma tampa de plástico e uma toalha por cima e deixe por uma hora. Em seguida, lave com água morna e lave com shampoo.

Para obter bons resultados, faça essa máscara uma vez por semana. 

Máscara para evitar perda de cabelo

Misture a argila azul com 1 colher de sopa de  suco de limão, 1 colher de sopa de mel e uma gema de ovo. Passe a mistura no cabelo, deixe agir por meia hora e lave com shampoo. 

Máscara para hidratar os cabelos secos

Use argila branca com azeite, suco de limão ou mel. Passe a mistura no cabelo, deixe agir por meia hora e lave com shampoo. 

Máscaras para as mão

Essa máscara deixará as suas mãos mais suave e macia.

Máscara de mão com amêndoa e azeite

Para começar, dilua 2 colheres de sopa de argila azul com água até deixa-la em um estado cremoso.

Por fim, adicione algumas gotas de amêndoa e azeite. Aplique a máscara nas mãos, envolva filme plástico e toalha por cima. Mantenha 30 minutos. Lave.

Óleo de mamona para amolecer as mãos:

Misture 2 colheres de sopa de argila azul a 4 colheres de sopa de óleo de mamona. Mexa até ficar homogêneo.

Aplique a composição nas mãos, esfregue-a na pele e coloque luvas. Deixe o embrulho para a noite. Repita duas vezes por semana durante um mês.

Máscaras para os pés 

A máscara de argila para os pés ajuda a reduzir a taxa de transpiração e aliviar a fadiga.

Máscara de pé de argila azul:

Dilua a argila azul com água morna para obter uma consistência de mingau. A massa deve ser espalhada sobre os pés limpos. Aguarde alguns minutos para a máscara de argila azul secar.

Em seguida, lave os pés com água morna e aplique um hidratante nos pés secos. É aconselhável fazer essa máscara para os pés uma vez a cada 1-2 semanas.

Banho de pés amolecedor:

Serão necessárias 3-4 colheres de sopa de argila branca que suaviza perfeitamente a pele dos pés.

Despeje a argila na bacia de água quente. Mantenha os pés na água por 15 a 20 minutos e depois enxágue com água morna.

Máscara de argila para o corpo 

Imagem de uma mulher aplicando mascara de argila para celulite

As máscaras de argila são tão incríveis que elas podem até mesmo ajudar a perder peso, corrigir áreas problemáticas, melhorar a condição da pele e ao mesmo tempo ajudar a se livrar da celulite.

Argila para minimizar celulite:

Misture 100 gr de argila azul com água morna até obter a consistência de creme de leite. Em seguida,  adicione 5 gotas de limão ou óleo de laranja. Misture bem e aplique no corpo. Enrole o celofane, embrulhe em um cobertor e descanse por 40 minutos. Para finalizar, enxague com água morna.

Mascara de argila branca e canela:

Misture 100-150 gr de argila branca com água morna. Em seguida, adicione 3 colheres de sopa canela, e 3-4 gotas de óleo de laranja. Para finalizar, misture todos os ingredientes até ficar com a consistência de creme de leite grosso.

Aplique a mistura no corpo e envolva as áreas revestidas com papel filme. Esconda-se com um cobertor e deite-se por cerca de uma hora. Possível forte formigamento na pele.

Mas não se desespere, isso significa que a ferramenta funciona exatamente onde você precisa!

Mantenha por 20-40 minutos, depois lave a argila no chuveiro e hidrate a pele com um creme.

Esse procedimento deve ser feito de 15 em 15 dia para ter resultados satisfatórios.

Medidas preventivas máscara de argila

Na verdade, existem muitas receitas e, para cada tipo e condição de pele. Por isso, você pode criar uma máscara individual e única, basta pesquisar quais ativos podem ser misturados e testar quais funcionam melhor para a sua pele! 

Todos os componentes devem ser testados quanto à sensibilidade individual. Se sentir desconforto após aplicar a máscara, lave com água corrente. Ao aplicar a argila no rosto, não segure a máscara por mais de 10 a 15 minutos, pois os componentes podem causar queimaduras. Isto é especialmente verdade para peles sensíveis. Escolha a base e os componentes, dependendo das necessidades e problemas com os quais você precisa lidar. Não aplique argila na pele ao redor dos olhos.

 

Leave a Reply