Como obter o bronzeado perfeito no verão

O verão chegou e junto com ele também vem aquela vontade de ter uma pele com o bronzeado perfeito, não é mesmo?

Mas se engana quem pensa que apenas deitar na praia e aproveitar os raios de sol será suficiente para conquistar um tom de pele corado e saudável.  Conquistar uma pele bronzeada uniformemente, só é possível com muitos cuidados que começam com a preparação da pele ainda antes de ser exposta ao sol.

Para te ajudar a conquistar o bronze perfeito, separamos algumas dicas de cuidados com a pele nesse verão que irão garantir uma aparecia saudável e iluminada a sua pele.

Vá ao esteticista

O sol retira a principal riqueza da nossa pele- a umidade. Se você não quiser voltar para casa com uma pele seca e enrugada é importante consultar um especialista antes de se arriscar no sol.

Obviamente, você pode comprar um creme caro e aplicá-lo em toneladas diariamente. Mas lembre-se: poros entupidos e partículas mortas da pele não permitirão que o creme penetre mais profundamente que a epiderme. Portanto, para começar, você deve executar um procedimento de limpeza.

Você pode fazer isso sozinho em casa, mas é melhor ir ao esteticista e solicitar um tratamento de pele hidratante completo. Apesar de diferentes preparações serem usadas nos salões, o conceito geral do procedimento é o mesmo.

O primeiro passo é a limpeza. É realizado com cosméticos profissionais, o que difere da alta concentração usual de substâncias ativas. Dependendo do tipo de pele, será aplicado leite (para seco), gel (para oleoso e misto) ou espuma (qualquer um) no rosto. Cada uma desses  produtos penetrará profundamente na pele e dissolverá a gordura que obstrui os poros. Então você encontrará uma compressa quente com óleos essenciais que removerão os restos do limpador.

Fazer um peeling

Bronzear-se uniformemente da cabeça aos pés, não apenas no rosto, mas também no corpo. Portanto, uma semana antes de se bronzear, você precisa fazer um peeling. Mas apenas mecânico, não químico. Este último não apenas esfolia partículas mortas, mas remove a camada superior da epiderme. Como resultado, a pele se torna extremamente sensível à luz ultravioleta, e isso impedirá que você consiga o bronzeado perfeito. 

No entanto, o peeling mecânico também apresenta armadilhas. Primeiro, você precisa escolher uma esfoliação com pequenas partículas abrasivas. Em segundo lugar, tente não exagerar: trabalhe com as mãos muito suavemente. Uma preparação semelhante a uma lixa e um atrito poderoso podem danificar a pele. Por isso, lembre-se que se a sua pele for lesionada durante o procedimento, no lugar de cada arranhão, um feio ponto de pigmento pode aparecer.

Depois de todas essas manipulações, seu rosto está pronto para a hidratação total. Para isso, o dermatologista aplicará um creme potente com ativos que aumentará a eficácia do procedimento.

Faça o procedimento com um especialista

Se a sua intensão é ter um bronzeado perfeito, a melhor opção é ir em uma esteticista. Quando você for escolhe um estúdio de bronzeamento, em primeiro lugar, concentre-se não na forma de dispositivos, mas no tipo de lâmpada. Eles são de baixa, alta pressão e combinados. Os primeiros são adequados para pessoas de pele clara, propensas a vermelhidão rápida; o segundo é para as pessoas morenas, já terceiro é indicado para as pessoas de pele mais escura ou negra.

Além disso, preste atenção ao fato de que sua cama de bronzeamento possui uma lâmpada especial para o seu rosto, porque fica marrom mais lentamente que o resto do corpo.

Para ter o bronzeado perfeito em casa, tome alguns cuidados

Imagem de uma mulher na praia passando filtro solar para ter um bronzeado perfeito

Não é segredo que você precisa tomar banho de sol apenas em horários seguros – até às 12 horas e depois das 16 horas. Caso contrário, você poderá sofrer queimaduras solares. Além disso, todo mundo sabe que você não pode sair ao sol sem primeiro lubrificar seu corpo com um creme protetor solar.

Lembre-se também de espalhar o filtro solar de maneira extremamente uniforme, isso vai garantir que seu bronzeado fique certinho. Afinal, ninguém quer ficar com partes do corpo queimadas ou com tons diferentes, né?!

Para evitar que sua pele bronzeada fique com marcas brancas das mãos e áreas claras sobre a pele, nos locais onde você não conseguiu manchar o agente protetor, use sprays. Eles são mais fáceis e convenientes para serem aplicados em condições extremas.

Se mova enquanto sua pele se bronzeia

Como você costuma tomar sol? Provavelmente, você coloca uma toalha em uma espreguiçadeira ou areia, deita de costas e passa pelo menos meia hora nessa posição, colocando o nariz ao sol. Então você rola de bruços e fica ali por mais trinta minutos, não é mesmo? Depois de nadar, tudo se repete novamente. Sabemos que ao fazer isso, parece que seu corpo está ficando bronzeado. Mas, infelizmente, você está enganado.

Não importa o quanto você gire, será mais escuro em algum lugar e mais leve em outros lugares. Para se ter um bronzeado perfeito e uniforme em todo o corpo, você não deve se deitar. Pelo contrário, precisa se mover mais: jogar vôlei, correr ou simplesmente passear. Só assim você conseguirá expor o sol aos cantos mais isolados do seu corpo.

Alguns alimentos podem ser seus aliados

Cenouras, damascos, pêssegos, melão, manga, melancia, abóbora e espinafre, todos esses alimentos podem te ajudar a alcançar um bronzeado perfeito. O betacaroteno contido neles dará à pele uma tonalidade alaranjada e fortalecerá os vasos sanguíneos. Graças ao licopeno, o tomate acelera a produção de melanina, o que significa o processo de transformação em um tom de pele corado. Frutos do mar, peixe e óleo vegetal são ricos em antioxidantes – os principais defensores da pele, protegendo-a do fotoenvelhecimento. Além disso, pimentão, salsa, groselha, kiwi e limão reabastecem o suprimento de vitamina C, que é destruída pela exposição ao sol.

Escolha as roupas certas

O sol traiçoeiro espera por você, não apenas na praia: muitas vezes as pessoas queimam em lugares afastados do mar, por exemplo, em excursões. Você anda por uma cidade pequena com uma camiseta aberta, e parece-lhe: como você não está deitado em uma espreguiçadeira, sua pele fica segura. Como resultado, você volta ao hotel com os ombros vermelhos como um tomate, que em poucos dias começa a se soltar com força monstruosa. Para impedir isso, você precisa comprar roupas especiais. Prefira uma camisa feita de linho grosso e denso: por um lado, esse material poroso e solto “respira”, por outro – não permite que a luz do sol penetre sob as roupas.

Cuidados especiais

Lábios. Você pode esfregar o creme da cabeça aos pés, mas provavelmente esquecerá os lábios. E eles, a propósito, podem queimar mais que os ombros, por exemplo. Portanto, certifique-se de obter um batom higiênico especial com filtros de proteção.

Cabelo. Nossos fios estão sujeitos ao estresse causados pelo sol tano quanto a pele. Por isso, para não voltar das férias com um cabelo quebradiço, aplique um spray protetor no cabelo durante o bronzeamento.

A superfície posterior dos pés. Segundo as estatísticas, essa parte do corpo é a mais desgastante durante o bronzeamento. As pessoas raramente a cobrem com creme e, como resultado, suas pernas incham, tornando difícil colocá-las em sandálias soltas, sem mencionar tamancos ou saltos.

Longa vida ao bronzeamento

Ao contrario do que muitos pensa, esfoliar a pele bronzeada não vai tirar o tom corado da pele. Mas, pelo contrário, removerá todo o desnecessário e deixará sua pele radiante e suave, com o bronzeado perfeito. 

Além disso, é importante manter a pele bem hidratada após bronzear, isso porque, quanto mais seca a pele, mais rápido o bronzeado sai. Por isso, você pode prolongar a vida do seu bronze utilizando um hidratante em todo o corpo todas as manhãs e noites. 

Alimento e cremes que contenham vitamina A também vão te ajuda a recuperar a pele rapidamente dos estragos causados pela exposição ao sol e a manter o bronzeado. Portanto, você deve adicionar fígado bovino, tomate e damasco ao seu menu.

Fique atenta

Antes de sair, certifique-se de realizar uma auditoria completa do seu kit de primeiros socorros. Muitos produtos em conjunto com o ultravioleta podem clarear a pele com manchas de pigmento feias. Se você não quiser se tornar um leopardo, pare de tomar antibióticos, contraceptivos hormonais e tranqüilizantes. Em risco estão as pessoas que recebem medicamentos prescritos para alergias ou pressão alta: esses medicamentos também podem deixar sua pele manchada. E não esqueça que o bronzeamento é perigoso para algumas doenças: diabetes, hipertensão, mastopatia, oncologia, problemas ginecológicos, distúrbios da tireóide, doenças crônicas do fígado e adrenais.

Leave a Reply