Saiba como criar uma rotina perfeita de cuidados diários com a pele

Toda mulher sempre quer parecer perfeita, mas muitas vezes as tarefas domésticas e do trabalho levam muito tempo, e acaba não sobrando tanto tempo para os cuidados diários com a pele.

Mas acredite, esses cuidados diários, aqueles que são feitos em casa, são muito mais importantes que os tratamentos complexos feitos em clínicas de estética.Isso porque, na maioria das vezes, os cuidados feitos em clínicas são medidas de emergência para cuidar de problemas que foram adquiridos com o passar do tempo, e negligenciados no dia a dia.

Isso acontece porque uma pele “ruim” só está relacionada a problemas de saúde em apenas 18% das pessoas. No restante, uma pele não saudável é resultado da falta de cuidados diários com a pele ou de cuidados faciais inadequados.

Como em tudo na vida, definir a estratégia certa, a importância da regularidade de todos os procedimentos, independentemente da sua localização, fadiga é muito importante também para pele. A pele do rosto precisa de nutrição, assim como todo o corpo humano. Muitas vezes, várias erupções cutâneas, manchas, descamação e até rugas aparecem devido à desnutrição.

Mas é necessário cuidar da pele também externamente, porque fatores ambientais prejudicam sua qualidade e aparência. Por isso, os cuidados diários com a pele podem ser o que te faltava para manter sua aparência jovem por muito mais tempo do que experimentos com pele em salões de beleza, por exemplo.

Mas lembre-se que os cuidados diários com a pele normal, oleosa, seca e desbotada serão diferente de uma pele para outra. Mas uma coisa que não muda são as etapas dos cuidados diários com a  pele e os produtos necessários. Por isso, faça tudo certo e em ordem – o efeito será perceptível desde o primeiro aplicativo. Se você misturar os estágios, poderá prejudicar e não obter uma pele limpa e sedosa.

Para te ajudar utilizar os melhores produtos e manter os cuidados diários com a pele poupando tempo e dinheiro, separamos algumas dicas para você. Confira:

Imagem colorida de uma mulher durante a sua rotina de cuidados diários com a pele

Limpeza facial em casa

Durante todo o dia na superfície da pele são coletadas secreções de glândulas sebáceas, células mortas e poeira das ruas. Portanto, todos os dias você precisa limpar adequadamente o rosto com um cosmético de acordo com o seu tipo de pele:

  • para retirar maquiagem é melhor usar óleo de limpeza;
  • um gel normal é ideal para lavagem;
  • pele oleosa ou mista será necessário também utilizar uma espuma.

Se for uma lavagem matinal, use óleo, espuma ou gel adequado para você. Se este for um procedimento noturno, remova a maquiagem com água micelar ou outros meios e lave como de costume. Lembre-se também que o peeling não é um procedimento diário, mas 1-2 vezes por semana é necessário fazê-lo, principalmente nas peles oleosas e mistas. Esse procedimento ajuda remover as células corroídas após a limpeza da pele para impedir a entrada de bactérias nos poros.

Produtos de limpeza facial caseiros

Óleo de limpeza

  • 2 colheres de sopa de flores de camomila
  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã
  • 2 colheres de sopa de sementes de romã
  • 1 colher de chá casca de limão ralada
  • 500 ml de água fervente
  • 2 colheres de sopa de glicerol

Misture camomila, hortelã, romã e casca de limão. Depois despeje a água fervente e cozinhe por meia hora. Por fim, coe a mistura com a ajuda de uma peneira fina e  adicione a glicerina.

O óleo deve ser aplicado a uma almofada de algodão, é muito fácil remover cosméticos com poeira e sujeira, que são fixadas durante o dia em seu rosto.

Com a ajuda deste óleo é possível limpar a sujeira da pele do rosto pela manhã e à noite para remover a maquiagem.

Gel de lavagem de aveia

Este gel é ideal para limpar a pele dos contaminantes, sem ressecar a pele ou desequilibrar a oleosidade.

Para preparar o seu gel em casa, adicione uma colher de sopa de aveia a uma colher de sopa de lavanda. Em seguida adicione um copo de água fervente. Após deixar esfriando por 10 minutos, passe o conteúdo por uma peneira. Em seguida, adicione 2 colheres de chá de azeite, 2 colheres de chá de sabonete líquido, bem como 4 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Utilize esse gel para lavar o rosto todas as noites.

 

Tônico caseiro

A receita mais fácil é pegar um pepino, cortado em cubos pequenos, despejar um copo de leite fervendo e deixar cozinhando por 5 minutos. Em seguida, deixe esfriar e coe. Despeje o conteúdo em um recipiente de vidro e está pronto para usar. Simples, né?!

Ah, não se esqueça de conservar essa mistura sempre na geladeira. Assim você pode utilizar o produto todos os dias, pela manhã e a noite.

O tônico ajuda a acalmar a pele, estreitar os poros e preparar o rosto para os próximos passos.

Cremes para os cuidados diários com a pele

Cremes contendo ácidos de frutas são considerados muito eficazes. Eles ajudam a desinchar e lidar com olheiras sob os olhos. A pele é nutrida e hidratada na área ao redor dos olhos, ajudando a lidar com o problema de hematomas mais rapidamente.

Para aplicar o creme adequadamente no rosto, ele precisa ser aquecido um pouco. Aperte um pouco o dedo e espere um pouco. Em seguida, aplique o creme ao longo das linhas de massagem do rosto. O creme aplicado calorosamente é muito melhor absorvido e mais benéfico.

Os cremes faciais são muito importantes nos cuidados diários com a pele, pois possuem uma alta concentração de substâncias que nutrem profundamente, hidratam e até tratam a pele.

Creme de rosto com camomila

É necessário moer 50 g de margarina com duas gemas e adicionar 2 colheres de chá de camomila à mistura resultante. Depois disso, faça uma infusão de azeite e camomila até engrossar.

Creme de de frutas

Obrigatório:

  • 40 g de purê de frutas
  • 40 ml de manteiga derretida
  • 10 g de mel líquido
  • 1 gema crua

Misture todos os ingredientes necessários. Em seguida, você precisa misturar 5 ml de algum óleo essencial de sua preferência. Transfira a mistura resultante para uma jarra.

Creme de iogurte com cera

Para 10 g de cera, adicione 7 ml de iogurte natural. Ambos os ingredientes são batidos e colocados em uma jarra preparada. Este creme é adequado para problemas de pele e para eliminar poros dilatados.

Esfoliação caseira

Um procedimento chamado peeling deve ser realizado periodicamente. Para fazer isso, use vários meios que removem partículas corrosivas da face. Para uma limpeza mais profunda, use esfoliantes. Mas lembre-se de que esses procedimentos devem ser realizados uma vez por semana para a pele oleosa e, com menor frequência, a cada duas semanas para outros tipos de pele.

Esfoliante de morango

Para isso você vai utilizar 3 colheres de sopa de polpa de morango, 1 colher de sopa de leite em pó e  3 gotas de camomila e óleo essencial de tangerina. Este esfoliante simples não apenas limpa efetivamente a pele, mas também a torna aveludada.

Peeling de flocos de aveia

Moa em um moedor de café uma pequena quantidade de flocos de aveia, misture com água morna, creme de leite ou iogurte. Esse descascamento mecânico deve ser feito com o papa resultante. Ela limpa levemente a testa, as bochechas e o queixo.

Máscaras para cuidados diários com a pele

O cuidado do rosto com máscaras também é essencial. Eles hidratam e nutrem a pele, clareiam e ajudam a combater rugas. Uma condição importante é fazê-las regularmente e aplicar por 15 a 30 minutos, dependendo da finalidade da máscara.

Máscara de argila

A máscara de argila deve ser usada apenas uma vez por semana. Isso porque se você utilizar essas máscaras todos os dias, sua pele pode ficar ressecada demais.

No geral, qualquer cor de argila já traz muitos benefícios para a pele. Isso porque as máscaras de argila tem uma alta concentração de minerais como o zinco e o silício. E esses minerais facilitam a absorção do sebo das células mortas, e assim são capazes de combater a oleosidade excessiva da pele.

Mas a que indicaremos nesse post é a argila preta. Isso porque ela é indicada para todos os tipos de pele e pode ter resultados incríveis para remover profundamente as toxinas e impurezas da pele. Ela também auxilia no fechamento dos poros, pois normaliza o trabalho das células da pele.

Máscara de inverno com abacate e óleo

Bata metade da polpa de abacate com uma ou duas colheres de chá de azeite em uma argamassa. Aplique em toda a pele, incluindo a área ao redor dos olhos e lábios. Lavar após 20-40 minutos e hidratar a pele. Essa máscara em dias quentes nutrirá muito bem a pele do rosto.

Máscara hidratante à base de suco de pepino

Bata até o aparecimento de espuma 2 colheres de sopa de suco de pepino, 1 colher de sopa de creme e 20 gotas de água de rosas. Aplique uma camada grossa no rosto e deixe por 20 minutos. Retire a máscara com um pano macio. Em seguida, limpe com água de rosas. Esta máscara pode ser usada para cuidar de qualquer tipo de pele.

Com esses cuidados você pode economizar significativamente em procedimentos de clínicas, enquanto mantém um rosto bonito, fresco e bem arrumado.

Leave a Reply