Como cuidar dos cabelos envelhecidos

Seu cabelo quase certamente ficará cinza e eventualmente branco à medida que você envelhece, mas essa não é a única coisa que acontece. A textura dos seus cabelos envelhecidos também muda com o passar do tempo.

Se o seu cabelo tiver uma textura fina, ele ficará ainda mais fino e delicado. Mas se seus fios forem grossos, ficarão grosseiro e rijo. Você também pode achar difícil usar o cabelo comprido, pois o resultado pode não ser bom.

Mas isso não é motivo para se desesperar. Com os devidos cuidados, você pode fazer com que seus cabelos envelhecidos pareça tão bom quanto nos anos mais jovens.

Para te ajudar a manter os cabelos lindos em qualquer idade, este artigo fornecerá algumas orientações sobre como fazer exatamente isso.

Com a idade, pode ser difícil usar o cabelo comprido.
Com a idade, pode ser difícil usar o cabelo comprido e forte

Quando o cabelo fica fino e delicado

Cabelos envelhecidos ficam facilmente finos, e por isso não devem ser lavados com muita frequência. Isso porque a lavagem frequente é que ela seca o cabelo ou estimula a produção de sebo, o que o torna liso e oleoso – é verdade que a produção de sebo diminui com a idade, mas não para completamente.

Lavagem de Cabelos Finos

O truque é lavar o cabelo apenas uma vez e usar tão pouco produto que você mal consegue fazer espuma. Sempre use um xampu suave.

Os produtos que contêm pantenol são ideais para manter os cabelos finos em boas condições. O pantenol hidrata sem pesar o cabelo.

Seu cabelo sempre parece liso e sem vida?

Se o seu cabelo estiver liso e sem vida, pode ser devido ao acúmulo de produto resultante de condicionadores pesados, spray para o cabelo, mousse e loções para o ambiente etc. Revive o cabelo aplicando um xampu clareador uma vez por semana.

Secagem de cabelos finos

Ao usar um secador de cabelo, não esqueça que cabelos finos e envelhecidos podem ser delicados. Proteja-o com uma loção seca para cabelos finos e segure o secador a 15 a 30 cm da cabeça. Nunca ultrapasse a temperatura média.

Ferramentas de estilo

Ferramentas de estilo, como escovas redondas, ferros de ondulação, ferros retos e rolos, podem causar danos incalculáveis.

Se você precisar usar escovas ou rolos redondos, tenha muito cuidado ao removê-los: desenrole suavemente em vez de puxar ou puxar para fora.

Mantenha os ferros ondulados e retos em uma configuração baixa a média.

Colorir Cabelo Fino

Os produtos químicos para colorir são ótimos para cabelos finos. Eles elevam as escamas da cutícula, o que cria uma impressão geral de volume. O lado negativo é que o cabelo quimicamente colorido tende a ficar seco. Para combater isso, aplique um condicionador profundo uma vez por semana, mas certifique-se de que seja formulado para cabelos finos – qualquer outra coisa vai pesar seu cabelo e você voltará à estaca zero.

Se os produtos químicos de coloração química convencionais causam muitos danos ao cabelo, experimente um corante progressivo.

As cores de cabelo semi ou semi-permanentes são mais agradáveis ​​que os produtos permanentes, mas os resultados em cinza e branco são geralmente imprevisíveis. É melhor procurar aconselhamento de um cabeleireiro antes de experimentar.

Se você optar por não pintar o cabelo, poderá neutralizar o amarelinho aplicando uma lavagem com prata. Por conter apenas peróxido de hidrogênio mínimo e sem amônia, é perfeitamente seguro e não danifica nem o cabelo mais fino, nem o mais delicado. Para manter seu efeito, lave regularmente com o chamado xampu de prata.

O amarelo, a propósito, é causado pelos raios UV. Procure produtos para o cabelo com bloqueador solar – eles também param de desbotar a cor se o cabelo estiver pintado.

Ao usar um secador de cabelo, lembre-se de que o cabelo fino e envelhecido é delicado.
Ao usar um secador de cabelo, lembre-se de que o cabelo fino e envelhecido é delicado. Fonte

Quando o cabelo fica grosseiro e rijo

Se seu cabelo for grosso, ele ficará grosseiro e retorcido quando você ficar grisalho. Parece sem brilho e seco se não for tratado adequadamente e é difícil de estilizar.

Xampus e condicionadores para cabelos grossos

Você pode domar cabelos grosseiros com xampus e condicionadores que contenham proteína de seda, que é um polímero natural usado na indústria de cosméticos como um “ex-filme”. Como tal, deixa um resíduo leve em cada fio para tornar o cabelo liso e fácil de pentear após a lavagem. Se a proteína da seda não funcionar para você, pode ser necessário um produto mais pesado com silicone. Felizmente, os cabelos grossos são fortes e elásticos, de modo que esses produtos não podem sobrecarregá-los.

No entanto, você ainda deve aplicar um xampu clareador uma vez por semana, ou seu cabelo começará a ficar pegajoso devido ao acúmulo de produto. Como o xampu clareador deixa os cabelos particularmente absorventes, é uma boa ideia fazer um tratamento com óleo quente.

Os cabelos grosseiros têm sede e precisam de hidratação e condicionamento constantes; portanto, sempre use um spray de brilho ou condicionador depois de modelar para obter brilho e maciez extras.

Certifique-se de que produtos com estilo, como mousse e spray de cabelo, não contêm álcool, o que tem um efeito de secagem.

Colorir Cabelo Grosso

Outro problema com cabelos grisalhos e grisalhos é que é difícil tingir. Os produtos para colorir começam a desaparecer apenas alguns dias após a aplicação ou mal levam.

Você pode resolver esse problema pré-tratando ou “suavizando” o cabelo para torná-lo menos resistente aos corantes.

Como “suavizar” os cabelos brancos e grisalhos antes de colorir

Diretamente antes de usar um produto químico para coloração, aplique um revelador de creme de 20 volumes. Deixe-o no cabelo por dez minutos, depois enxágue e seque com uma toalha. Isso eleva as escamas da cutícula capilar, para que os produtos corantes possam penetrar no eixo do cabelo, proporcionando cores mais vibrantes e duradouras.

Uma mulher madura deve cortar o cabelo curto?

Para muitas mulheres, cabelos compridos simbolizam juventude e feminilidade. O problema é que, opticamente, diminui os traços faciais depois de uma certa idade, o que tem um efeito de envelhecimento.

Existem duas opções: uma é usar um estilo sofisticado; o outro é um corte de cabelo.

Por uma questão de conveniência, a maioria das mulheres mais velhas prefere cortar o cabelo, mas não há necessidade de cortá-lo. O comprimento do ombro ou queixo também pode ter um “efeito lifting”.

Corte de cabelo fino

Se seu cabelo estiver fino, faça um corte sem corte. Um bob ou pageboy funciona para a maioria das mulheres – uma grande variação é o bob desgrenhado, que adiciona volume.

Cortar cabelos finos muito curtos fará com que pareça escasso, portanto, não use o estilo “perto da cabeça”.

Corte de cabelo grosso

Se o seu cabelo for grosso e grosso, é ideal um corte emplumado ou em camadas. Tente movê-lo para os lados e para trás, da mesma forma que Jane Fonda faz na foto abaixo.

Outra boa razão pela qual uma mulher madura pode cortar o cabelo

Independentemente de os cabelos compridos ainda combinarem com você, a produção reduzida de sebo é a razão mais genuína para cortar cabelos envelhecidos.

O envelhecimento faz com que a produção de sebo diminua, então, em algum momento, não há o suficiente para atingir as pontas dos cabelos. O resultado é secura e divisão. Eventualmente, o dano é irreparável, de modo que nem mesmo um estilo melhorado parece bom.

Perda de cabelo em mulheres

Uma das piores coisas que podem acontecer a qualquer mulher é a perda de cabelo.

É normal perder 70 a 100 cabelos por dia, mas se você perder mais, deve consultar o seu médico.

A perda de cabelo é normalmente temporária em mulheres, sendo a alopecia por tração a causa mais comum. Isso geralmente é desencadeado ao puxar o cabelo com frequência para um rabo de cavalo apertado, chignon ou algo parecido.

Outras causas comuns são medicamentos, infecções, dietas que não possuem ferro e proteína suficientes e desequilíbrios hormonais resultantes do estresse, da pílula, da gravidez ou da menopausa. Seja qual for a causa, procure aconselhamento profissional; quase sempre há um remédio simples.

Leave a Reply