É necessário lavar o cabelo antes de tingir?

A ideia de mudar radicalmente a cor do cabelo vem à mente de quase todas as mulheres pelo menos uma vez na vida. E as meninas que encontram o tom perfeito pintam seus fios continuamente. E toda vez, antes de iniciar o procedimento de mudança de imagem, eles se perguntam se devem lavar os cabelos antes de tingir ou se a tinta cai sobre um cabelo sujo? Os cabeleireiros aderem a posições diametralmente opostas a esse respeito. De acordo com alguns, a coloração dos fios puros permite obter uma tonalidade mais saturada; outros dizem que, neste caso, a estrutura do cabelo será danificada. Em nosso artigo, abordaremos os dois pontos de vista.

Preciso lavar o cabelo antes de tingir?

Preciso lavar o cabelo antes de tingir?

Indo para o mestre, as meninas podem pensar em lavar o cabelo antes de pintar no salão. A seguir, argumentos para cachos puros:

  • Trabalhar com cabelos sujos, e mais ainda com cabelos oleosos, causará desconforto ao mestre.
  • Se você é um daqueles que usa produtos de modelagem regularmente (géis, vernizes, mousses, espumas), seus restos cobrem cachos, impedindo a penetração de pigmentos coloridos no interior.
  • Aqueles que não precisam de uma cor persistente, mas apenas um efeito de curto prazo obtido com o uso de um tônico tônico ou bálsamo devem definitivamente lavar os cabelos antes de aplicá-los.
  • Uma cor escura mais profunda e mais saturada é obtida ao aplicar tinta nos cachos lavados antes da coloração.

Vários estilistas dizem que o cabelo limpo é menos suscetível a danos quando manchado, já que as tintas contendo amônia afetam negativamente a estrutura interna do cabelo, deixando a cutícula intacta, portanto, o filme oleoso que cobre os cachos sujos não é capaz de protegê-los.

A resposta para a questão de lavar o cabelo antes de tingir com tinta profissional em casa deve ser consultada nas instruções para a composição da coloração. Antes de lançar o produto no mercado, os fabricantes realizaram testes, com base nos resultados dos quais foram tiradas conclusões e recomendações foram feitas.

Por que você não deve lavar o cabelo antes de tingir

Por que você não deve lavar o cabelo antes de tingir

Os especialistas que dizem que você não precisa lavar o cabelo antes de tingir são orientados pelas seguintes considerações:

  • Uma lavagem cuidadosa da cabeça remove não apenas a sujeira, mas também a camada protetora de gordura, o que significa que os componentes agressivos da tinta penetram na estrutura dos cachos, afetando-os adversamente. Como resultado, você obtém uma cabeça de cabelo opaca e sem vida, com pontas duplas. Se o couro cabeludo for hipersensível, tingir cabelos limpos aumenta a probabilidade de vermelhidão e descamação da pele.
  • O pigmento colorido penetra pior em cachos puros. No entanto, muita sujeira e graxa também impedirão que o corante penetre na ondulação. Portanto, vale a pena começar pelo seu tipo de cabelo. Com o aumento da atividade das glândulas sebáceas, vale a pena lavar o cabelo um dia antes da coloração planejada.
  • Existe a possibilidade de remoção incompleta do xampu dos cachos. Se a química restante interagir com a matéria corante, o efeito será alcançado pelo contrário – a tinta não pode penetrar no cabelo.
  • Separadamente, deve-se notar que você não precisa lavar o cabelo antes de tingir o loiro ou o realce, pois o clareamento tem o efeito mais agressivo sobre os cachos, intensificado devido à ausência de uma camada de gordura.

O que determina a resposta para a questão de lavar o cabelo antes de tingir

Então, preciso lavar o cabelo antes de tingir? Depende de vários fatores, como:

1. Se a coloração é realizada em casa ou no salão.

Obviamente, a melhor opção é atrair os profissionais que escolherão o tom certo, aplicar uniformemente a composição nos cachos, criar condições ideais para o corante agir da maneira correta. Os cabeleireiros têm o equipamento necessário para definir a temperatura adequada e aquecer o penteado por todo o comprimento. Obviamente, ninguém está a salvo do fracasso. Portanto, não entre em contato com instituições duvidosas.

Especialistas dizem que você não precisa lavar o cabelo antes de pintar no cabeleireiro, pois as composições utilizadas pelos profissionais são menos agressivas. Você deve lavar o cabelo 2-3 dias antes de visitar o salão, e após a lavagem é aconselhável não usar vernizes, bálsamos, condicionadores e outros produtos que permaneçam nos cachos, pois o filme formado por eles impedirá a penetração do pigmento colorido. Se o mestre considerar que os cachos precisam ser lavados, ele mesmo o fará. O custo do serviço não aumentará muito, mas eles escolherão o shampoo certo para você.

O que determina a resposta para a questão de lavar o cabelo antes de tingir

Os especialistas em salões de beleza usam cosméticos profissionais especiais, que não devem ser comprados para tingimento em casa. A falta de habilidades e o equipamento necessário podem levar a um resultado duvidoso ou até danificar completamente o penteado. Esses fundos são vendidos em lojas especializadas, e não em supermercados comuns. Se o vendedor não for muito consciente, ele poderá oferecer cosméticos profissionais iguais aos que se destinam ao uso doméstico, garantindo a ela segurança e segurança. No entanto, você não deve usar uma palavra; é melhor estudar as instruções para a composição da corante, que devem indicar a possibilidade de uso independente da tinta.

2. Condição do cabelo.

Quase todas as tintas que penetram no cabelo afetam negativamente sua estrutura, secando e aumentando a fragilidade. Avalie a condição de seus cachos. Se forem secos e quebradiços, com pontas duplas, devem ser pintados com a maior precisão possível. Maior atenção requer cabelos sujeitos a perm.

Você pode proteger os cachos problemáticos se lavá-los alguns dias antes da coloração pretendida. Ainda assim, um cabelo grosso, embora não muito brilhante, é melhor do que os poucos fios brilhantes restantes. É necessário cuidado para colorir os cachos se o couro cabeludo apresentar hipersensibilidade ou doença.

Escolher cuidadosamente uma tinta é para aqueles que fizeram perm recentemente. É importante esclarecer qual pode ser a reação quando o corante interage com os produtos químicos usados ​​para ondulação, após o que é possível colorir os cachos. Você deve seguir as recomendações quando achar que seu penteado suportará tudo. O objetivo do conselho não é apenas preservar seu esplendor, mas também obter um tom uniforme e bonito.

3. Usado para colorir produtos.

Se, avaliando a condição do cabelo, você decidir lavar o cabelo antes de manchar, não corra para o banheiro. Aprenda a ferramenta com a qual você decidiu mudar a cor do penteado.

Usado para colorir

Todos os cosméticos destinados à coloração são representados por produtos que podem ser divididos em vários grupos. Isto é:

  • tônicos e shampoos;
  • enxaguar rapidamente as tintas;
  • instalações profissionais;
  • composições de branqueamento e branqueamento;
  • tintas permanentes;
  • corantes naturais.

Como dissemos, é melhor deixar ferramentas especiais para profissionais.

A composição de tônicos, xampus e corantes de enxágue rapidamente contém uma pequena porcentagem de substâncias brilhantes, embora não existam componentes agressivos, respectivamente, eles não causam muitos danos aos cabelos. Para quem pensa em lavar o cabelo antes de pintar com tônico, nossa resposta é sim. A principal coisa é que o penteado deve secar corretamente. Recomendações semelhantes são dadas ao usar corantes naturais.

A composição dos agentes clarificantes inclui peróxido de hidrogênio e outros componentes agressivos. Apesar do desejo de muitas meninas de se transformarem em loiras platinadas, vale lembrar que o descoloração de cabelos escuros é uma ameaça séria. Especialistas dizem que não é necessário alterar radicalmente a cor dos cachos – será seguro clarear em não mais do que dois tons. Antes de branquear, você não precisa lavar o cabelo por vários dias, durante os quais serão cobertos com uma película oleosa, que os protegerá dos efeitos agressivos.

A opinião dos profissionais

Os cabeleireiros dizem que o uso de cores profissionais elimina a necessidade de os clientes lavarem os cabelos antes de tingir, pois o resultado final será o mesmo.

A opinião dos profissionais

Segundo os especialistas, as causas dos problemas são:

  • o uso da técnica errada ao pintar;
  • seleção de produtos baratos e / ou de baixa qualidade;
  • cuidados adicionais impróprios para cachos.

Para evitar problemas, é importante que:

  • a tecnologia de mudança de cor foi seguida;
  • o tempo exato especificado pelo fabricante é mantido;
  • antes do procedimento, não eram utilizados condicionadores e bálsamos;
  • cabelos com tintura não penteavam;
  • o procedimento começou a partir das raízes (se necessário, atualizando a cor).

É possível pintar o cabelo molhado

A capacidade de manchar cachos molhados depende do produto utilizado. Vários fabricantes usam pigmentos corantes saturados como parte de seus produtos, o que requer lavagem preliminar da cabeça com shampoo. A atividade insignificante do pigmento de outros compostos permite aplicá-los em cachos secos.

Os moradores acreditam que é mais fácil aplicar uniformemente uma composição de corante em cachos úmidos. No entanto, os profissionais argumentam que a tinta será absorvida muito pior, mesmo que o tempo especificado nas instruções seja excedido. Eles também observam que a tinta fluirá desigualmente dos cabelos molhados.

Especialistas em nenhum caso aconselham lavar cachos para morenas que sonham com uma loira. Amônia, água e peróxido, entrando em interação, não fornecerão a cor desejada.

Se você deseja atualizar o tom nas pontas dos cabelos longos, as pontas devem ficar levemente umedecidas, deixando as raízes secas. Nesse caso, a cor será uniforme.

Como lavar o cabelo após a pintura

Após manchar os cachos em casa, é importante lavar a composição corretamente. Usar xampu ou apenas água morna, de acordo com especialistas, depende dos meios utilizados.

As tintas com amônia exigem que você lave bem os cabelos com um shampoo especial para cabelos coloridos. E também no futuro para usar bálsamo. O produto deve ser aplicado uniformemente nos cabelos secos, deixe de molho por cerca de 5-7 minutos e depois enxágue com água. Nas próximas duas semanas, vale a pena usar xampus especiais que lavam álcalis. O uso de agentes anti-caspa pode lavar o pigmento por um curto período de tempo.

Depois de colorir o penteado com corantes naturais, como hena ou basma, o uso subsequente de xampu não é necessário para lavá-los. Caso contrário, a tinta não será capaz de penetrar adequadamente nos cachos e ganhar posição. Para obter uma cor saturada, você deve esperar 3 dias e só depois lavar o cabelo.

Como cuidar de cabelos tingidos

Como cuidar de cabelos tingidos

Independentemente da cor escolhida e da aderência à tecnologia de tingimento, a beleza e a saúde dos cabelos dependem em grande parte de seus cuidados adicionais.

Os estilistas recomendam:

  • aparar pontas duplas;
  • use máscaras e bálsamos especiais de vitaminas;
  • use condicionador-condicionador para evitar emaranhar os cabelos;
  • use produtos sem sulfato, de preferência cosméticos projetados especificamente para cuidar de cachos coloridos;
  • use secadores de cabelo, ferros, ferros de ondular o mínimo possível;
  • lave o cabelo uma vez a cada três dias;
  • diversificar a dieta de frutas e laticínios;
  • use minoxidil, óleo de mamona ou óleo de bardana;
  • Não penteie os cabelos molhados, pois eles ficam gravemente feridos;
  • use pentes com dentes lisos raros.

Re-pintar o cabelo não deve ser mais cedo do que após 2-3 meses. O cuidado adequado dos cachos proporciona cor, brilho e vitalidade duradouros ao seu penteado.

Os cabelos problemáticos devem ser consultados por especialistas. Ao pintar em casa, é importante seguir as recomendações do fabricante. Você precisa lavar o cabelo antes de tingir com hena, base ou agentes de coloração; em outros casos, é recomendável aguardar alguns dias. Seguir estas dicas permitirá que você altere facilmente sua imagem sem prejudicar o seu humor ao mesmo tempo.

Leave a Reply