Guia para ter cabelos incríveis depois dos 40

Para muitas pessoas, envelhecer é sinônimo de cabelos secos e sem vida. Ao envelhecer  você perde a elasticidade do cabelo, assim como a elasticidade da pele. Também tende a ficar um pouco mais acinzentada e não possui o corpo dos 20 anos. 

Mas ainda não há necessidade de entrar em pânico. Só porque seus cabelos mudaram, não significa que você está condenado a uma procissão interminável de dias ruins. Seguindo essas dicas simples para obter o melhor cabelo, independentemente da sua idade – se você tem 40, 50 ou 60 anos -, parecerá que acabou de sair do salão, sete dias por semana.

Pare com a lavagem diária dos cabelos 

Embora você possa lavar o cabelo diariamente quando era mais jovem, à medida que envelhece, seu couro cabeludo e cabelos tendem a ficar mais secos. O que significa que a lavagem diária pode fazer com que seus fios pareçam maçante e sem vida.  Por isso, o máximo que uma pessoa deve lavar com o cabelo é duas vezes por semana.  Além disso, o ideal é utilizar algo livre de sulfato para lavar e hidratar os fios. 

Mantenha o cabelo bem hidratado

Acha que pular o condicionador manterá o cabelo oleoso? Pense de novo. De fato, à medida que o cabelo envelhece – especialmente se você está lidando com tons de cinza. Ele tende a ficar mais grosseiro e precisa de um pouco mais de CPT no chuveiro. As pessoas mais velhas devem condicionar os cabelos toda vez que lavarem o cabelo. 

Não assuma que você tem que ir curto

Enquanto muitas pessoas assumem que praticamente não têm escolha a não ser cortar os cabelos quando completam 40 anos, esse conselho está lamentavelmente desatualizado. Funciona para algumas pessoas, mas todas as ‘regras’ não são para todos. Não há razão para que as mulheres mais velhas não consigam passar o cabelo. Muitas mulheres seguem essa regra – cortam o cabelo porque são mais velhas – mas é uma tolice. Isso não é verdade. Na verdade, existem algumas mulheres mais velhas que parecem muito melhores com cabelos longos do que com cabelos curtos – desde que sejam bem tratadas. Tudo depende da espessura, do cacho e da cor. Não há mais regras definidas no cabelo. 

Abrace sua textura natural

Em vez de tentar fazer com que seu cabelo se torne algo que não é, quando você tiver mais de 40 anos, não há melhor momento para começar a abraçar sua textura natural. À medida que seu cabelo fica mais seco, ele também se torna mais propenso a quebrar, ou seja, quanto menos tempo você tenta endireitar as ondas ou colocar o cabelo em rolos, mais saudável será a longo prazo.

Tente uma franja

Se você percebe algumas linhas e rugas indesejadas com a idade, a resposta não é o Botox: é uma franja. A franja pode não apenas disfarçar algumas das rugas da testa, mas também pode lisonjear seu rosto e destacar sua estrutura óssea.

Abrace seus cabelos crisalhos 

Quem disse que os cabelos cinzas são algo para se envergonhar? O cinza é uma das cores mais quentes da indústria capilar atualmente, então, se tiver a sorte de encontrar a sua naturalmente, aceite-a – há muitas pessoas dispostas a pagar centenas ou milhares para obter a mesma aparência.

Não tenha medo de óleos capilares

Embora possa parecer que os óleos capilares deixem o cabelo oleoso, eles geralmente são uma ótima ferramenta para quem deseja suavizar o frizz relacionado à idade sem deixar o cabelo mole e sem vida. O recomendado produtos à base de óleo para cabelos envelhecidos, como forma de mantê-los macios, brilhantes e gerenciáveis.

Adicione algumas camadas lisonjeiras

Embora o formato do seu rosto possa parecer diferente em 40, 50 ou 60 do que em 20, existem várias maneiras de lisonjear o rosto, independentemente do formato com o qual você estiver trabalhando. Uma das mais fáceis: adicionar algumas camadas de enquadramento do rosto que atingem sua bochecha e maxilar para destacar sua estrutura óssea.

Participar desse couro cabeludo esquisito

Para muitas pessoas, envelhecer significa lidar com um problema inesperado – e indesejado – de cabelos: caspa. E para muitas pessoas, os shampoos de caspa que solucionavam o problema quando eram mais jovens mal o tocavam à medida que envelheciam. Se seus ombros parecerem que você estava do lado de fora em uma tempestade de neve depois de escovar, é hora de ir ao dermatologista para obter um produto com receita médica que acabará definitivamente com esses flocos. Ou consulte nosso guia com especialistas em  Como se livrar da caspa de uma vez por todas.

Experimente uma nova peça

Se você sente que seu cabelo está igual para sempre, não precisa necessariamente de um novo corte para agitar as coisas. Separar o cabelo de uma maneira nova, independentemente de você optar por uma parte lateral profunda ou repentinamente no meio, pode mudar completamente a aparência do seu cabelo, e é uma ótima opção para quem não está pronto para fazer uma costeleta grande apenas ainda.

Adicione um shampoo clareador à sua rotina

Para aqueles que lidam com o acúmulo de produtos que embotam os cabelos, um shampoo clareador pode ajudar a refrescar o cabelo às pressas. Apenas certifique-se de não usá-lo mais de uma vez por semana: os shampoos clareadores tendem a ser mais secos que os de uso regular e podem descascar seus cabelos se você não os usar criteriosamente.

Faça um corte

Embora você não deva assumir que precisa optar por um atalho só porque tem mais de 40 anos, isso também não significa que esses estilos estejam fora dos limites. Agora é a hora perfeita para o corte de duende que você sempre flertou ao tentar – à medida que seu rosto perde seus atributos infantis, um duende bem cortado pode ajudar a destacar seus olhos e exibir maçãs do rosto esculpidas.

Proteja seu cabelo dos danos causados ​​pelo sol

É uma boa prática sair de casa com um revestimento saudável de filtro solar na pele todos os dias. Também é uma boa prática fazer o mesmo com o seu cabelo. Como o cabelo mais velho tende a ficar seco e geralmente fica mais claro com o tempo, é importante evitar exacerbar esses problemas aplicando protetores solares primeiro. Os produtos certos de proteção solar podem manter seu cabelo saudável e reduzir o frizz que geralmente acompanha os cabelos danificados pelo sol.

Aqueça o estilo com cuidado

Se você simplesmente não consegue terminar com sua rotina diária de modelagem térmica, certifique-se de usar pelo menos um produto apropriado para proteger seu cabelo primeiro. “Nunca seque o cabelo sem algo”, diz. “Você tem que revesti-lo. Você não pode simplesmente colocar calor diretamente nele. Seu cabelo vai durar muito mais se você colocar algo nele para protegê-lo do calor.”

Aumentar o volume

Se você deseja que o seu corte raspe alguns anos, tente adicionar um pouco de volume. Um volumizador de raiz pode dar ao seu cabelo a elasticidade mais jovem que você deseja, mantendo seu cabelo saudável também. Mas certifique-se de não usar um xampu volumizante: Os xampus que anunciam que dão corpo a você não são muito bons para os cabelos. O nível alcalino é muito alto, mas é uma ilusão – você está realmente secando ao mesmo tempo.

Invista em uma fronha de seda

Se você quer que todos os dias sejam um bom dia para os cabelos, onde você dorme é tão importante quanto onde você se arruma. Uma fronha de seda pode reduzir a quebra e o frizz, mantendo o cabelo brilhante e macio, e não emaranhado.

Deixe o cabelo secar sempre que possível

Muitas pessoas se tornam tão dependentes de seus produtos de modelagem térmica que não vêem sua textura natural do cabelo há anos. Se isso soa como você, tire um dia para deixar o cabelo secar naturalmente. Depois de ver seu cabelo em seu estado natural, você poderá avaliar melhor suas necessidades de cabelo – algo particularmente importante para pessoas com mais de 40 anos, pois as flutuações hormonais relacionadas à perimenopausa ou menopausa podem causar alterações significativas na textura do cabelo.

Carregue suplementos 

Além do seu multivitamínico habitual, os suplementos certos podem ajudar a melhorar a saúde do seu cabelo. As vitaminas A e E são particularmente boas para combater a quebra, enquanto a biotina é popular entre aqueles que lutam com o crescimento inadequado do cabelo.

Aprenda a amar sua varinha de ondulação

Embora o estilo diário de calor com um secador de cabelo e chapinha possa ser muito duro para o seu cabelo, um passe ocasional com uma ondulação pode fazer toda a diferença na sua aparência. Para isso, apenas alguns cachos estrategicamente colocados podem transformar seu cabelo. Assim, de fraco e fininho seu cabelo se torna-rá volumoso em apenas alguns minutos, sem o dano do estilo de calor de toda a cabeça.

Pegue um pincel com cerdas naturais

Essas escovas macias não estão fazendo nenhum favor para o seu cabelo. Quando você deseja deixar o cabelo mais saudável, macio e brilhante, é hora de escolher uma escova de cerdas naturais. Essas cerdas duras podem desencadear a produção de óleo do couro cabeludo, que você pode escovar pelos cabelos para criar um efeito especialmente brilhante – mas não de aparência oleosa.

Faça um tratamento regular de condicionamento profundo

Se você deseja que seu cabelo tenha um brilho jovem saudável acima de 40 anos, é hora de investir em um bom condicionador profundo. Consiga um bom condicionador profundo e uma touca de banho com elástico e durma. Basta enxaguar de manhã. Quanto mais tempo você deixar um condicionador, mais benefícios ele oferecerá.

Valas elásticas descobertas para sempre

Elásticos simples e desembrulhados podem ser baratos, mas estão causando estragos em seus cabelos. Se você deseja minimizar a quebra, opte por elásticos enrolados em tecido, que podem ajudá-lo a obter a aparência desejada sem danificar as travas.

Invista em um ótimo xampu seco

Deseja estender o tempo que você pode passar entre os shampoos? Opte por um shampoo seco. Apenas evite os que não contenham álcool e sulfatos, pois ambos podem secar o cabelo e deixá-lo mole e sem vida.

Seja ousada

Não há limite de idade para se divertir, especialmente quando se trata de seu cabelo. Em vez de ficar com a mesma aparência séria, deixe o cabelo mais divertido, optando por um tingimento ou corte marcante. Afinal, você só tem esse cabelo – você pode se divertir.

Leave a Reply