Pele seca no rosto: 7 receitas caseiras para eliminar o problema

Seja causada pelo envelhecimento, por uma condição subjacente da pele ou por fatores ambientais, ter pele seca pode ser  bem desconfortável. 

A pele seca é uma pele que carece de umidade em sua camada externa. Se não tratada, a pele seca pode rachar e se infectar. Por isso, manter a pele seca hidratada é importante, mas você deve ficar de olho em qual produto escolher para essa hidratação.  

As pessoas podem sentir a pele seca no rosto como resultado de muitos fatores, incluindo mudanças de temperatura ou umidade, usando sabonetes com produtos químicos agressivos e condições da pele, como eczema.Mas se você tem a pele seca, não há motivo para se desesperar. Na maioria dos casos, as pessoas podem se livrar da pele seca usando remédios caseiros e tratamentos de venda livre. Por isso, neste artigo analisaremos por que algumas pessoas têm a pele seca no rosto e discutimos tratamentos e remédios caseiros.

O que causa a pele seca?

A pele produz naturalmente um óleo chamado sebo. Porém, quando a pele produz muito óleo, isso pode levar a espinhas. No entanto, ter algum sebo na pele é importante para mantê-lo hidratado e proteger as células contra infecções. E por isso, a pele que não está criando ou reabastecendo sebo suficiente pode ficar seca.

A pele seca pode ter diversos problemas como coceira e parecer esquisita e esburacada ou apresentar manchas vermelhas. Isso porque, a pele desidratada carece de água e parece opaca ou áspera.

Algumas causas potenciais de pele seca ou desidratada no rosto incluem:

  • tempo frio
  • ar seco
  • exposição a produtos químicos agressivos em sabonetes ou outros produtos
  • lavando a pele excessivamente
  • pH desequilibrado da pele
  • condições da pele, como dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase
  • diabetes
  • hipotireoidismo
  • fumar
  • gastando muito tempo sob luz solar direta

As pessoas podem tratar a pele seca usando vários métodos diferentes. Porém, a melhor opção de tratamento dependerá da causa da pele seca de alguém e de sua gravidade. Além disso, os tratamentos também variam entre os diferentes tipos de pele, que podem ser normais, secos, oleosos ou combinados.

Sabemos que existe uma variedade de tratamentos disponíveis para tratar a pele seca em casa – mas quais são mais eficazes?

Este artigo explora os remédios caseiros para a pele seca e analisa as evidências científicas por trás das alegações.

Remédios caseiros para a pele seca

Há uma variedade de remédios caseiros que uma pessoa pode usar para aliviar a pele seca. A maioria dos tratamentos abaixo pode ser usada como hidratantes, a menos que seja indicado o contrário. A melhor maneira de usar um hidratante é aplicá-lo liberalmente na pele úmida após um banho e deixá-lo de molho.

1 – Óleo de semente de girassol

Um estudo de 2013 descobriu que o óleo de girassol melhorava a hidratação quando usado como hidratante nos braços dos participantes.

O mesmo estudo constatou que o azeite realmente danificou a barreira da pele, sugerindo que nem todos os óleos naturais são adequados para uso como hidratantes.

2 – Óleo de coco

Outro óleo natural que funciona bem para tratar a pele seca é o óleo de coco. Um estudo de 2014 descobriu que o óleo de coco é tão seguro e eficaz quanto a vaselina no tratamento de pele seca. Verificou-se que melhora significativamente a hidratação da pele e aumenta o número de lipídios (gorduras) na superfície da pele.

Como a pesquisa de 2016 explica, o óleo de coco contém ácidos graxos saturados que possuem propriedades emolientes. Um emoliente é uma gordura ou óleo que age como um hidratante, preenchendo lacunas na pele seca, tornando-a suave. 

3 – Banho de aveia

Aveia é outro ingrediente natural que pode ajudar a tratar a pele seca. Adicionar aveia em pó a um banho ou usar cremes que contenham aveia podem ajudar a aliviar a pele seca.

Um estudo de 2015 descobriu que os extratos de aveia tinham propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sugerindo que ela pode ajudar a tratar a pele seca. 

4 – Beber leite

O leite também pode oferecer alívio da pele seca, mas não quando aplicado à pele. Pesquisas de 2015 sugerem que uma dieta incluindo leite pode melhorar a pele seca.

O estudo constatou que uma gordura contida no leite, chamada fosfolipídeo, melhorou a barreira da pele em ratos quando adicionada à dieta. Mais pesquisas são necessárias para verificar se o consumo de leite tem o mesmo efeito na pele em humanos.

5 – Mel

516769934

Uma revisão de pesquisa de 2012 observa que alguns estudos mostraram que o mel é benéfico para muitos tipos de doenças de pele.

Vários estudos descobriram que o mel é:

  • hidratante
  • cura
  • anti-inflamatório

Essas são todas as qualidades que sugerem que o mel é um tratamento ideal em casa para aliviar a pele seca. É completamente natural e pode ser aplicado diretamente na pele

6 – Geléia de petróleo

A vaselina, também conhecida como óleo mineral, é usada como hidratante há anos.

Em 2017, os pesquisadores descobriram que a barreira da pele em pessoas idosas melhorou após o uso de vaselina. Esta descoberta apóia o uso de vaselina para tratar a pele seca, principalmente quando causada pelo envelhecimento.

7 – Aloe vera

O gel de aloe vera pode ajudar a aliviar a pele seca, de acordo com um estudo de 2003.

Uma pessoa com pele seca nas mãos ou nos pés pode aplicar gel de aloe vera e cobrir a área afetada com uma meia ou luva. As pessoas podem preferir fazer isso antes de irem para a cama e deixar o gel ligado a noite toda.

Se a pele seca estiver em outra área do corpo, a aplicação generosa de gel de aloe vera e a imersão podem obter um efeito semelhante.

8 – Esfolie para remover o excesso de pele seca

Uma pessoa pode remover o excesso de pele seca esfoliando a pele. Isso porque a pele naturalmente cria novas células e lança células antigas, normalmente se substituindo em cerca de um mês.

Quando as células mortas da pele ficam presas na superfície, as pessoas podem perceber manchas secas e poros entupidos.

Por isso, a esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele, o que pode reduzir manchas secas e melhorar a textura geral da pele.

Os esfoliantes podem ser mecânicos ou químicos.

Esfoliantes mecânicos

Os esfoliantes mecânicos incluem:

  • escovas de limpeza
  • panos esfoliantes
  • esfoliação facial

Esta forma de esfoliação funciona removendo fisicamente as células mortas da superfície da pele.

Esfoliantes químicos

Embora pareçam duros, muitas pessoas consideram os esfoliantes químicos alternativas suaves aos esfoliantes mecânicos.

Esfoliantes químicos incluem alfa-hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácidos (BHAs).

Os AHA dissolvem as células mortas na superfície da pele, enquanto os BHA penetram nas camadas mais profundas da pele para remover as células mortas dos poros. Tanto os AHA quanto os BHA aumentam a renovação celular, o que ajuda a manter a pele macia e flexível.

Como usar esfoliantes

As pessoas podem usar esfoliantes mecânicos e químicos sozinhos ou em combinação.

Um recente estudo em pequena escala examinou os efeitos da combinação de uma casca química contendo AHA com esfoliação mecânica. Os autores observaram que o tratamento combinado levou a melhorias mais significativas na hidratação e elasticidade da pele do que o peeling químico isolado.

No entanto, é importante observar que o uso excessivo desses produtos pode piorar a pele seca. As pessoas que usam um esfoliante pela primeira vez devem testá-lo em uma pequena área do rosto e esperar alguns dias para ver como a pele reage antes de usá-lo mais extensivamente.

Além disso, é muito importante lembrar que uma pessoa deve evitar a esfoliação todos os dias. Isso porque a esfoliação diária pode irritar e ressecar ainda mais a pele. Por isso, ideal é esfoliar a cada 15 dias e lembrar sempre da aplicação de um bom hidratante imediatamente após a esfoliação ajudará a reter a umidade.

9- Pratique melhores hábitos de banho

É melhor usar água morna, não quente, ao tomar banho ou lavar o rosto. Isso porque a água quente pode retirar a pele de seus óleos naturais.

Além disso, passar muito tempo na água pode remover o sebo da pele. A Academia Americana de Dermatologia recomenda limitar banhos e chuveiros a 5 a 10 minutos ou menos para ajudar a curar a pele seca.

Depois de tomar banho ou lavar o rosto, as pessoas devem aplicar imediatamente um hidratante para ajudar a reter a umidade.

10 – Use um umidificador

Além de outros fatores externos, o ar condicionado e as unidades de aquecimento central em funcionamento constante remove a umidade do ar e da pele.

Por isso, uma pessoa com pele facial seca pode tentar limitar o uso de CA e aquecimento ou começar a usar um umidificador para adicionar um pouco de umidade ao ar em ambientes fechados.

11 – Medicação

Um bom profissional especialista com os cuidados com a pele, um dermatologista, ou outro profissional de saúde pode prescrever uma pomada ou creme tópico para pessoas com problemas de pele ou com pele desidratada que não respondem a tratamentos convencionais.

Normalmente, 0 tipo de medicamento varia dependendo da causa da pele seca. Os medicamentos geralmente contém hidrocortisona, um esteróide que ajuda a manter a pele hidratada.

Prevenção

A aplicação regular de emolientes e hidratantes após o banho ajuda a prevenir a pele seca. As pessoas também podem evitar a pele seca, evitando coisas que podem desencadear secura ou irritação, incluindo:

  • coçando a pele
  • ar condicionado excessivo
  • barbear com uma lâmina rombuda ou sem gel de barbear
  • tomar banho ou tomar banho com muita frequência
  • esfregar a pele com muita força ao secar com uma toalha
  • tomar banho ou tomar banho com água muito quente
  • usando loções que contêm álcool
  • vestindo roupas que esfregam a pele
  • contato freqüente com detergentes
  • sentado sob calor direto de um aquecedor ou fogo
  • ficar fora em condições de vento sem cobrir a pele

Quando consultar um médico

Se os fatores ambientais ou o envelhecimento não são a causa da pele seca, uma pessoa pode ter uma doença de pele subjacente. Se uma pessoa suspeitar que seja esse o caso, deve falar com um médico.

Se os remédios caseiros e os hidratantes comprados em lojas não aliviarem os sintomas da pele seca, uma pessoa também pode querer falar com um farmacêutico sobre tratamentos sem receita.

É importante manter a pele hidratada e tratar a pele seca o mais rápido possível. Se não tratada, a pele seca pode levar a:

  • manchas vermelhas
  • sangrando
  • infecção bacteriana

Vermelhidão, inchaço ou pus podem indicar uma infecção bacteriana. Se uma pessoa suspeitar que sua pele foi infectada, consulte um médico o mais rápido possível.

Leave a Reply