Tudo que você precisa saber sobre cabelos brancos

É normal que a cor do cabelo mude à medida que as pessoas envelhecem. Mas cabelos brancos podem aparecer em quase qualquer momento da vida. Mesmo adolescentes e pessoas na casa dos 20 anos podem notar fios de cabelos brancos.

Isso porque o corpo humano possui milhões de folículos capilares ou pequenos sacos que revestem a pele e esses folículos geram cabelo e células de cor ou pigmento que contêm melanina. Mas com o tempo, os folículos capilares perdem as células pigmentares, resultando na coloração dos cabelos brancos.

Neste artigo, examinamos algumas causas comuns de cabelos prematuramente brancos, além de maneiras de retardar o processo de acinzentamento ou preveni-lo, em alguns casos.

Fatos rápidos sobre cabelos brancos:

  • A falta de vitaminas pode fazer com que os cabelos fiquem brancos prematuramente.
  • Há muito que fumar está associado ao envelhecimento prematuro.
  • Prevenir cabelos brancos depende de sua causa.

Causas dos cabelos brancos

Além da idade, pode haver muitas causas que tornam o cabelo de uma pessoa branco.

Deficiências de vitaminas

Cabelos brancos e grisalhos podem começar a crescer em qualquer idade e podem ser causados ​​por uma variedade de fatores diferentes.

Quaisquer deficiências de vitamina B-6, B-12, biotina , vitamina D ou vitamina E podem contribuir para o envelhecimento prematuro.

Um relatório de 2015 da revista Development observa vários estudos sobre deficiências em vitamina D-3, vitamina B-12 e cobre e sua conexão com cabelos grisalhos. Ele descobre que deficiências nutricionais afetam a pigmentação , sugerindo que a cor pode retornar com a suplementação vitamínica.

Um estudo de 2016 publicado no International Journal of Trichology analisou fatores relacionados ao envelhecimento prematuro em jovens indianos com menos de 25 anos de idade. Ele descobriu baixos níveis de ferritina sérica, que armazena ferro no corpo, vitamina B-12, e o bom colesterol HDL-C eram comuns em participantes com envelhecimento prematuro dos cabelos.

Genética

O envelhecimento prematuro dos cabelos de uma pessoa está amplamente ligado à genética , de acordo com um relatório de 2013 no Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology.

Raça e etnia também desempenham papéis. O envelhecimento prematuro das pessoas brancas pode começar aos 20 anos, enquanto uma pessoa pode ter 25 anos entre asiáticos e 30 anos nas populações afro-americanas, de acordo com o mesmo estudo de 2013 .

Estresse oxidativo

Enquanto o envelhecimento é principalmente genético, o estresse oxidativo no corpo pode desempenhar um papel quando o processo ocorre prematuramente.

O estresse oxidativo causa desequilíbrios quando os antioxidantes não são suficientes para combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que danificam as células, contribuindo para o envelhecimento e as doenças.

Muito estresse oxidativo pode promover o desenvolvimento de doenças, incluindo a condição de pigmento da pele vitiligo. O vitiligo também pode tornar o cabelo branco devido à morte celular de melanina ou à perda da função celular.

Certas condições médicas

Algumas condições médicas, incluindo doenças auto-imunes, podem aumentar o risco de uma pessoa ficar grisalha cedo. De fato, uma pesquisa publicada em 2008 mostrou uma conexão entre anormalidades capilares e disfunção tireoidiana .

O cabelo branco também é comum na alopecia areata , uma condição auto-imune da pele que causa perda de cabelo no couro cabeludo, no rosto e em outras partes do corpo. Quando o cabelo cresce novamente, ele tende a ser branco devido à deficiência de melanina .

Estressores da vida real

É comum pensar que o estresse pode levar o cabelo a ficar branco prematuramente. No entanto, estudos não provaram conclusivamente isso.

Existem estudos de pesquisa conflitantes sobre o estresse na vida real, como o causado por uma lesão, levando ao envelhecimento prematuro.

Um estudo da Universidade de Nova York, publicado na revista Nature Medicine , descobriu que as células responsáveis ​​pela cor do cabelo podem se esgotar quando o corpo está sob estresse.

Outros estudos indicam que, embora o estresse possa desempenhar um papel, é apenas uma pequena parte de um quadro maior em que a doença e outros fatores contribuem.

Fumar

Um estudo de 2013, publicado no Italian Dermatology Online Journal , mostra que os fumantes têm duas vezes e meia mais chances de começar a ficar acinzentados antes dos 30 anos do que os não fumantes.

Um estudo de 2015 no Journal da Academia Americana de Dermatologia também demonstrou que o tabagismo está associado a cabelos brancos prematuros em homens jovens .

Corantes capilares químicos e produtos capilares

Corantes capilares químicos e produtos capilares, até xampus, podem contribuir para o envelhecimento prematuro dos cabelos. Muitos desses produtos contêm ingredientes nocivos que diminuem a melanina.

O peróxido de hidrogênio, presente em muitos corantes capilares, é um desses produtos químicos nocivos. O uso excessivo de produtos que enchem o cabelo da praia também fará com que ele fique branco.

Prevenção e reversão de cabelos brancos prematuros

Se a genética ou o envelhecimento é a causa, nada pode impedir ou reverter o processo. No entanto, o tratamento de cabelos grisalhos pode permitir que a pigmentação da cor retorne se a perda for devido a uma condição médica.

Quando deficiências de dieta e vitaminas são a causa de cabelos prematuramente brancos, a correção destes pode reverter o problema ou impedir que ele se agrave.

Comer mais antioxidantes

Comer uma dieta com muitos alimentos ricos em antioxidantes, incluindo vegetais e frutas, pode ajudar a evitar que o cabelo fique grisalho.

A dieta de uma pessoa desempenha um papel na prevenção de cabelos brancos. Uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir o estresse oxidativo .

Alimentos ricos em antioxidantes incluem:

  • frutas e vegetais frescos
  • chá verde
  • azeite
  • peixe

Abordando deficiências

Qualquer pessoa com cabelos brancos resultante de uma deficiência de vitamina deve consumir mais alimentos carregados com essas vitaminas.

Por exemplo, frutos do mar, ovos e carnes são boas fontes de vitamina B-12, e leite, salmão e queijo são excelentes fontes de vitamina D.

Os suplementos vitamínicos disponíveis sem receita também podem corrigir deficiências.

Parar de fumar

Fumar tem efeitos adversos no corpo e contribui para os cabelos brancos. E os pesquisadores descobriram uma ligação entre o hábito e a perda de pigmentação capilar.

Remédios naturais

Existem muitos corantes capilares no mercado que cobrem os cabelos brancos, mas muitos contribuem para o envelhecimento prematuro e podem causar reações alérgicas e adversas.

Os remédios naturais oferecem uma alternativa para retardar o clareamento dos cabelos, sem prejudicar o corpo ou causar mais danos aos pigmentos capilares.

Folhas de curry

O uso medicinal de folhas de curry remonta a séculos. Quando combinadas com óleo de cabelo e aplicadas no couro cabeludo, as folhas de curry podem retardar o envelhecimento prematuro.

Um relatório do International Journal of PharmTech Research destaca o uso tradicional de folhas de curry para reter a cor do cabelo preto e até evitar o envelhecimento prematuro. As folhas de curry podem ser compradas em supermercados indianos e em supermercados tradicionais.

Bhringaraj 

A margarida falsa ou bhringaraj escurecerá o cabelo e evitará que fique branco mais cedo, de acordo com alguns relatos. O suco das folhas é fervido em óleo de coco ou óleo de gergelim e massageado no cabelo. As folhas de Bhringaraj estão disponíveis em forma de óleo.

Groselha indiana 

Também chamado de amla, este é um suplemento de ervas reconhecido por reverter o envelhecimento prematuro, promovendo a pigmentação. Acredita-se que sua eficácia seja porque a groselha é rica em antioxidantes e propriedades antienvelhecimento. Ela está disponível como uma fruta em supermercados indianos. Também pode ser encontrado, como pó ou suplemento, disponível on-line ou em lojas tradicionais de alimentos saudáveis. O pó pode ser misturado com óleo de coco e aplicado diretamente no couro cabeludo.

O chá preto

O chá preto pode tornar o cabelo mais escuro, mais brilhante e mais suave. Pode ser usado embebendo 3 a 5 saquinhos de chá em 2 xícaras de água fervente , esfriando e adicionando ao cabelo limpo e molhado. O chá também pode ser misturado com o condicionador, deixado no cabelo por 1 hora e depois lavado.

Cobre

Baixos níveis de cobre podem levar ao envelhecimento prematuro , de acordo com um estudo de 2012. Boas fontes alimentares de cobre são fígado bovino, lentilhas, amêndoas, chocolate amargo e aspargos.

Cabaça do cume

A cumeeira é conhecida por restaurar o pigmento capilar e estimular as raízes do cabelo. A massagem regular do óleo de cabaça pode impedir que o cabelo fique branco. O óleo pode ser comprado online.

Leve embora

Com o diagnóstico e os tratamentos corretos, a progressão dos cabelos brancos pode ser interrompida e revertida em alguns casos. Uma dieta equilibrada e bons cuidados com os cabelos também podem ajudar. Em alguns casos, no entanto, o processo é irreversível.

O uso regular de remédios naturais pode desacelerar e possivelmente reverter os cabelos brancos. Mas o cabelo de todos começa a ficar branco, e o indivíduo precisa decidir se está confortável com o branco ou se prefere tentar conter o que é um processo natural de envelhecimento.

 

Leave a Reply